domingo, 14 de setembro de 2008

Ceres F.C.

O Ceres Futebol Clube foi fundado em 10 de Julho de 1933, por marinheiros do 1º Distrito Naval, que residiam na Rua Ceres, em Bangu, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, como um clube amador de futebol. Na década de 1980, o Ceres filiou-se à Federação De Futebol do Estado do Rio de Janeiro(FERJ) para a disputa do Departamento Autônomo(D.A.), uma espécie de campeonato amador, que hoje em dia é conhecido como Campeonato Amador da Capital.

Em 1985, o Ceres FC sagrou-se campeão do D.A. e em 1986 foi Vice-Campeão.Com isso, o clube conseguiu forças para profissionalizar-se, mas só começou a disputar o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro em 1988, quando jogou a Terceira Divisão. Em 1990, o Ceres sagrou-se campeão desta divisão, ascendendo à Segunda Divisão de Profissionais, onde permanece até os dias de hoje.


Em 1997, o Ceres fez uma brilhante participação na Segunda Divisão, sagrando-se campeão do 1º turno da segunda fase, classificando-se para a grande final, que perdeu para o Friburguense, sendo o Ceres, o Vice- Campeão daquele ano. Mesmo com algumas dificuldades, o Ceres vem fazendo boas campanhas nos últimos estaduais e vem lutando parar ascender à Primeira Divisão do Rio de Janeiro.Em 2007, porém, devido a dificuldades financeiras, o clube teve que se licenciar da disputa profissional, retornando em 2008.

Curiosidade: Um dos grandes ídolos da história do Palmeiras/SP, Ademir da Guia deu seus primeiros passos para o futebol no infantil do Ceres.Podemos ver isso na reportagem seguinte:

Ademir da Guia

"No bairro carioca de Bangu, quando aquele menino de 7 anos, sarará, magro e tímido passava, diziam: "É filho de Domingos, o que acaba de findar a carreira. Esse moleque talvez seja o único da Guia a não bater bola, pois só pensa em natação". E recitavam os craques do clã: Luís Antonio, zagueiro banguense de 1912, Ladislau e Mamédio, chegando a Domingos da Guia, o Divino Mestre, caçula dos irmãos e mais famoso, cuja trajetória o Brasil e o resto do mundo conhecem muito bem.

De fato, Ademir da Guia, nascido em 3 de abril de 1942, até os 10 anos só pensava em piscina, onde conquistara troféu pelo Bangu Atlético Clube. Porém, vieram as peladas de rua e eis que o filho do Divino Mestre passa a jogar com os guris num time chamado Ceres. Em 1956, ele se incorporou ao infantil do Bangu, onde ficaria até o ano seguinte. "

Títulos

PROFISSIONAL
Campeonato Estadual da 3ª Divisão: 1990
Vice-Campeonato Estadual da 2ª Divisão: 1997
3ª Lugar na Copa Record : 2005

AMADOR
Campeonato Juniores :1994
Campeonato Juniores da Capital: 2001

OUTROS
Campeonato do Departamento Autônomo (D.A.) :1985 (Maracanã)
Vice-Campeonato do Departamento Autônomo (D.A.) :1986
Campeonato do Super Masters : 1994 e 1998




Nenhum comentário: